Centro de Diagnóstico

Exames que identificam e previnem problemas do coração



A avaliação cardíaca preventiva e regular pode retardar e até mesmo evitar a ocorrência de doenças do coração tanto para homens quanto para mulheres. Mas, afinal, qual o momento indicado para se fazer uma avaliação cardiológica?

A avaliação cardiológica é importante tanto para pessoas com histórico familiar de doenças do coração quanto para pessoas que buscam qualidade de vida por meio de acompanhamento médico periódico. A avaliação deve ser iniciada entre os 30 e 35 anos, para indivíduos não sedentários. Pessoas sedentárias e sem histórico familiar de problemas cardíacos podem começar um pouco mais tarde, dos 35 aos 40 anos. Contudo, pessoas com fatores de risco associados e pessoas que praticam atividades esportivas intensas devem passar pela avaliação cardíaca pelo menos uma vez a cada semestre.

O PRONTOCOR dispõe de um serviço completo de investigação cardiológica. Tanto para check-up de rotina como para exames de avaliação de situações de urgência e emergência e também no pré-operatório. O PRONTOCOOR realiza:
» Ecocardiograma Transtorácico
» Ecocardiograma sob Stress Farmacológico
» Ecocardiograma Vascular
» Ecocardiograma Transesofágico
» Eletrocardiograma
» Mapa
» Holter
» Teste Ergométrico Computadorizado
» Tilt Teste

Agendamento

Para mais informações e/ou agendamento ligue: (32)3729-3806 de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

O preparo para o procedimento, como medicação a ser suspensa, tempo de jejum e necessidade de internação prévia serão informados no momento do agendamento.

Ecocardiograma Transtorácico

É uma técnica não invasiva, baseada na aplicação de ultrassons para o estudo da anatomia e função do coração. Por meio de equipamentos de ultrassons (ecocardiógrafos) e com a utilização de "sondas" (transdutores), que são encostadas no tórax, é possível visualizar as cavidades cardíacas, as estruturas valvulares e os fluxos do sangue no interior do coração. Esta tecnologia permite de forma simples e direta detectar e caracterizar as eventuais alterações cardiovasculares, para ajudar a decidir a melhor e mais adequada forma de tratamento.

Ecocardiograma sob Stress Farmacológico

Este exame é realizado com uso de medicações farmacológicas: dobutamina, dipiridamol ou adenosina. Estes medicamentos fazem as vezes do esforço físico, aumentam o trabalho cardíaco e o consumo do oxigênio do miocárdio, permitindo diagnosticar falhas na contração, que muitas vezes é decorrente de estenose nas artérias coronárias.

Ecocardiograma Vascular

É um exame de ultrassom que usa ondas sonoras para gerar imagens unidimensionais, bidimensionais e em 3D, possibilitando avaliar as estruturas das artérias do coração e seu funcionamento.

Ecocardiograma Transesofágico

Este exame é parecido com a endoscopia digestiva, onde uma sonda é passada através da boca para o esôfago e estômago do paciente. Como o coração está próximo ao esôfago, ele pode ser visto através deste órgão pelo cristal óptico que existe na ponta da sonda transesofágica, com melhor resolução da imagem. A visualização de certas estruturas cardíacas fica melhor, como por exemplo: o apêndice atrial esquerdo, a valva mitral, o septo interatrial e as veias pulmonares, de modo que este exame pode elucidar uma série de situações clínicas.

Eletrocardiograma

É um dos exames mais comuns da prática cardiológica, que mede a atividade elétrica emitida pelas células do coração. Assim, se tem noção muito confiável da atividade das células cardíacas. Por exemplo, um coração acometido por infarto tem uma região onde as células musculares estão inativas. Logo, nesta região não haverá atividade elétrica, o que pode ser detectado pelo exame.

Mapa

Exame que permite o registro automático de várias medidas de pressão arterial durante um período de 24 horas (a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite), avaliando as atividades de vigília e no período de sono.

Holter

É um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia ou mais. Assim, detecta alterações que, em geral, não aparecem num exame de tempo mais limitado, como num eletrocardiograma simples, por exemplo. O Holter é um eletrocardiograma gravado para ser lido posteriormente.

Teste Ergométrico Computadorizado

Neste exame, que também é conhecido como eletrocardiograma de esforço, é possível identificar pontos de diminuição no calibre das artérias coronárias (isquemia miocárdica), medir o fôlego do paciente, traçar sua capacidade aeróbica, identificar arritmias, estudar o comportamento da pressão arterial e verificar a eficácia dos medicamentos utilizados.

Tilt Table Teste

O Teste de Inclinação Ortostática - Tilt Table Test - é um método desenvolvido para testar como seu corpo regula a pressão arterial em resposta a mudanças de posição, ou seja, como sua pressão arterial se adapta ao estresse da gravidade.